Gestão das Entregas

Quais as Etapas da Gestão das Entregas?

O processo de entrega é o mais importante em empresas que as fazem. É a conclusão da venda para o cliente e, mesmo que tudo tenha ocorrido com sucesso anteriormente, se a entrega falhar ou atrasar, seu cliente fatalmente ficará insatisfeito. Por isto a importância em mapear todas as etapas do processo de gestão das entregas e garantir que existe soberania na gestão de cada passo.

Existem alguns pré-requisitos (diretrizes) para uma boa gestão:

  • Identificar horários de corte dos pedidos
  • Identificar prazos de atendimento por área ou faixa de distância
  • Identificar limites de tempo máximo de execução das cargas
  • Identificar clientes especiais que precisam de atendimento diferenciado
  • Identificar e qualificar a frota de veículos, estabelecendo capacidades de peso, cubagem e quantidade de entregas
  • Identificar claramente e corretamente a localização de entrega de cada cliente
E as atividades chaves deste importante processão são:
  • Diariamente, agrupar os pedidos em cargas
    • Respeitar o prazo máximo de entrega dos pedidos
    • Definir o veículo, condutor e ajudante da carga
    • Estabelecer a sequência de entrega (dado essencial para logística)
    • Utilizar de forma plena a frota, sem exceder nem sub-utilizar a capacidade
    • Agrupar pedidos com localização semelhante
    • Estimar tempo total de execução para não exceder limite pré-estabelecido
    • Alocar clientes especiais ou com janela de entrega estrategicamente
    • Prever serviços extras como coletas, paradas, reentregas, etc
    • Prever questões geográficas (trânsito, balsas, pedágios, etc)
  • Carregar o veículo na ordem reversa de entrega
  • Fornecer ao condutor e ajudante (se houver) dados necessários para execução da carga
  • Monitorar se o planejamento está sendo seguido
  • Identificar e tratar desvios do planejamento
  • Conferir resultado final da carga no seu retorno
  • Tratar reentregas (entregas que ficaram pendentes)
  • Gerir a jornada de trabalho dos condutores, tratando horários extras e folgas para compensações
  • Gerir a produtividade dos condutores, estabelecendo metas e premiações
  • Gerir o consumo de combustível por veículo e condutor, estabelecendo metas e premiações
  • Gestão da manutenção da frota ***
  • Gestão de riscos e seguros das cargas e da frota ***

Percebemos que a gestão das entregas é um conjunto extenso de processos. Além disto, algums passos são trabalhosos e minuciosos. Sem ferramentas para apoiar esta gestão, falhas ocorrem, problemas surgem e o pior: a qualidade das entregas caem, deixando os seus clientes insatisfeitos, atrapalhando o setor comercial da sua empresa.

"sem ferramentas para apoiar esta gestão, falhas ocorrem, problemas surgem e ... a qualidade das entregas caem"

O Fusiontrak possui funcionalidades para automatizar ou auxiliar cada etapa do processo de gestão de entregas (exceto ***). Como exemplos, temos:

  • Roteirização e formação de cargas automaticas
  • Relatório de Embarque das mercadorias considerando a ordem inversa de entregas
  • Aplicativo Mobile para motorista com funcionalidades on-line (em tempo real)
    • Dados completos de cada entrega, como ordem de entrega, endereço, NF, itens da NF, volumes a entregar, títulos a receber, vendedor, dados completos do cliente
    • Integração com o Google Navigator (GPS com guia por voz) para locais de cada entrega
    • Envio de DANFE e XML da NFe da entrega por e-mail para o cliente no ato da entrega
    • Caixa de despesas e recebimentos
    • Conferência dos volumes de cada entrega por código de barras
    • Envio e recebimento de mensagens para a central
    • Re-roteirização durante a execução da carga pela central (modificação do plano durante execução)
    • Envio de status das entregas (realizada, devolvida, adiada, pendente)
    • Envio alertas e eventos (parada não programada, abastecimentos, quebras, etc)
  • Geomonitoramento das entregas
  • Relatórios de produtividade dos condutores
  • Relatório de consumo médio dos condutores
  • Relatório de Jornada de trabalho dos condutores
  • Controle de reentrega
  • Controle de fechamento da carga

Sobre o Autor

Emílio Saad Neto

CEO Fusiontrak - 15 anos atuando no mercado atacadista distribuidor focado na gestão da logística e entregas.

Outros Artigos

Roteirização

Roteirização Automática: Como funciona e quais seus efeitos

Geomonitoramento

Como auditar o plano?

Os Custos de uma Frota

Como mensurar e reduzir custos

Assine nossa Newsletter

Informe seu e-mail para assinar nossa newsletter